The Voice Of The People

sábado, 25 de maio de 2013

Ponto de Equilíbrio



A banda Ponto de Equilíbrio surgiu em 1999 no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, Brasil. Nasceu na zona norte carioca conhecida como “o berço do samba”. Grande parte da banda já convivia desde a infância na mesma comunidade de Vila Isabel, a banda mantém a formação original com seus oito integrantes, Hélio Bentes (vocal), Pedro Pedrada (baixo), Márcio Sampaio (guitarra base), Tiago Caetano (teclados), Rodrigo Fontenele (percussão), Marcelo Campo (percussão), Lucas Kastrup (bateria) e Ras André (guitarra solo).
O nome da banda surgiu através de um sonho que um de seus integrantes teve, Lucas Kastrup. No sonho ele via os oito membros da banda reunidos e o nome aparecia claro entre eles. O nome significa o equilíbrio entre o céu e a terra, o positivo e o negativo, o bem e o mal.
A banda iniciou tocando em praias e bares do Rio de Janeiro. As letras compostas pelos próprios integrantes, transmitem mensagens de igualdade, amor e justiça, de acordo com a filosofia rastafari.
As influências musicais da banda são bem amplas, além de sua origem ser no berço do samba de Vila Isabel, os integrantes sempre tiveram em comum, o gosto pelo reggae tradicional jamaicano, desde o reggae clássico de Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, Israel Vibration, The Congos, Burning Spear, entre outros. As influências ainda passam pelo Jazz, Música Popular Brasileira e músicas tradicionais africanas. Fica difícil definir influências específicas, pois cada membro traz a sua bagagem pessoal e cultural, o resultado é a peculiaridade da banda, em busca do Ponto de Equilíbrio.
No ano 2000, a banda gravou o seu primeiro CD demo, contendo as músicas “Árvore do Reggae”, “Lágrimas de Jah”, “Rastafará”, “Odisséia na Babilônia” e uma versão própria de “Soul Rebel”, de Bob Marley.
O segundo CD demo foi gravado em 2003, contendo 10 faixas e que seria o embrião do álbum “Reggae a Vida Com Amor”, lançado em 2004 e distribuído para todo o Brasil. As músicas “Aonde Vai Chegar (Coisa Feia)”, “Ponto de Equilíbrio”, “Ditadura da Televisão” e “Jah Jah Me Leve” agradou em cheio os fãs do reggae e popularizou a banda em escala nacional.
A banda iniciou sua trajetória de apresentações para o Brasil, principalmente em São Paulo onde ganhou um grande público nos anos seguintes. O primeiro CD da banda foi um lançamento de forma independente e vendeu mais de 70 mil cópias, rendendo o “disco de ouro” a banda.
Em 2006 a banda Ponto de Equilíbrio já tocava com frequência nas capitais brasileiras. Em 2007 veio mais um sucesso, o CD “Abre a Janela”, com músicas como “Poder da Palavra”, “O Inimigo”, “Só Quero o Que É Meu”, “Soul Rebel” que já era um sucesso antigo da banda, outro sucesso era “Lágrimas de Jah”, e ainda a faixa “Verdadeiro Valor”, que tocou em grandes rádios agradando não só o público do gênero, mas também de outros ritmos.
O sucesso da banda era cada vez maior, a presença de palco de Ponto de Equilíbrio é impressionante, fazendo shows para 20.000, 30.000 pessoas. O conteúdo das letras denuncia as desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista, alerta para um chamado espiritual de amor, verdade, justiça e mobiliza o povo na luta por seus direitos.


O objetivo é transmitir o que acreditamos, é como numa conversa. Queremos ser entendidos por crianças, jovens e idosos, ricos, pobres, por todos. As mensagens são basicamente de esperança, acreditando que ainda é possível viver em harmonia, sendo realista no sentido de encontrar e apontar problemas sociais e de convivência entre os homens, mas vendo na música um canal até mesmo terapêutico. Acreditamos em uma mensagem integrada entre letra e música, capaz de despertar reflexões e curas, além de evidentemente ser um momento de descontração e diversão para músicos ouvintes. Para nós a música é o melhor caminho, ela une e coloca todos em comunhão.” – Ponto de Equilíbrio.

Em 2010 a banda lançou o seu terceiro trabalho, o CD “Dia Após Dia Lutando”. Mais um grande sucesso, com letras fortes, ótimas melodias, que reúne outros gêneros musicais ao reggae raiz, além de contar com a participação de grandes nomes da música reggae como The Congos e Don Carlos, e ainda o cantor Marcelo D2.

Nesse ano de 2013, Ponto de Equilíbrio gravou o seu primeiro DVD, o tão esperado “Juntos Somos Fortes”, que já foi finalizado e deve ser lançado em breve. A banda já disponibilizou uma novidade desse novo trabalho, a música “Estar Com Você”.
A banda Ponto de Equilíbrio é uma das principais referências da música reggae no Brasil, já fez turnê pela Europa e leva não só o nome do país para fora, mais do que isso, leva uma mensagem de transformação, de igualdade, justiça, liberdade, paz e amor, por um mundo melhor.


“Muita paz, amor e vontade de viver. Esperamos corresponder às expectativas e fazer dos nossos shows uma manifestação do poder que a música possui para transformar o homem em um ser mais próximo daquele que o criou.” – Ponto de Equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário