The Voice Of The People

terça-feira, 11 de junho de 2013

Lovers Rock



Na semana dos amantes, apaixonados e enamorados, o “Reggae: A Voz do Povo” trás a história do Lovers Rock, o ritmo dos amantes.
Lovers Rock (Amantes do Rock) é um subgênero do Reggae, conhecido pela sua música, com letras e sons de conteúdo romântico. As raízes do Lovers Rock podem ser encontradas nos primeiros dias do Reggae na década de 60, através de cantores jamaicanos e americanos como, Ken Boothe, Johnny Nash e John Holt, que conquistaram prestígio internacional gravando versões Reggae de músicas R&B e Soul que eram sucesso na época.
Mas o estilo Lovers Rock se dá em meados dos anos 70, quando donos de Sound Systems (Sistemas de sons que também foram determinantes na história do reggae) começaram a produzir covers de baladas românticas nas vozes de cantoras jovens como, Ginger Williams cantando “Tenderness”, que fez muito sucesso, sendo superada no ano seguinte por “Caught You In a Lie” de Louisa Mark´s, uma gravação obscura musical do Soul americano, produzida por Dennis Bovell para o Sound System Lloydie Coxsone.
O gênero se solidificou depois que um emergente imigrante de origem jamaicana, Dennis Harris abriu um estúdio de gravação no sul de Londres, tendo a frente das produções Dennis Bovell e o guitarrista John Kpieye. Dennis Harris batizou a gravadora de “Lovers Rock”, nome tomado emprestado de um dub lado B de Augustus Pablo, e que também acabou virando nome do novo subgênero musical. Inicialmente produziam versões covers de Mowntown Records e de baladas Soul da Filadélfia, com vocais de TT Ross, Cassandra e o trio homônimo Bown Sugar.
(Dennis Bovell é um dos produtores mais importantes na história do Lovers Rock)
Em sua fase inicial o Lovers Rock foi um fenômeno na parte sul de Londres, mas devido o sucesso sem precedentes de "Silly Games" por Janet Kay, outras áreas começaram a conhecer e apreciar o novo ritmo, fato este que se confirmou com a instalação de estúdios na parte leste da cidade, quando produtores como Leonard “Santic” Chin e Bert “Ital” Campbell, abandonaram o Roots Reggae e passaram a se dedicar ao Lovers Rock.
O Lovers Rock se tornaria um estilo de Reggae para a formação de uma identidade negra britânica, em um cenário político e socialmente conturbado de tensão racial. Sua dança, conhecida como scrubbing, era uma espécie de fuga para os conflitos da época. Por seu caráter apolítico, já que funcionava como um contra ponto ao reggae militante jamaicano dominante àquela década, cuja especificidade políticas e filosóficas rastafari eram muitas vezes alienantes para muitos negros britânicos.
Enquanto isso na Jamaica, os grandes nomes do Lovers Rock eram Gregory Isaacs, Dennis Brown, John Holt, Sugar Minott, mais tarde Freddie McGregor, Beres Hammond, entre outros. “Money In My Pocket” de Dennis Brown e “Good Thing Going” de Sugar Minott, foram grandes sucessos no UK Single Chart.

Neil “Mad Professor” Fraser seria um produtor chave do Lovers Rock, trabalhando com Deborahe Glasgow, enquanto Dennis Bovell produziria um dos maiores sucessos do gênero, Janet Kay com “Silly Games”, alcançando o número 2 no UK Single Chart em 1979.
(Janet Kay, um dos maiores sucessos do Lovers Rock)
Embora observado o domínio de jovens e de seus expoentes femininos, o novo estilo produziu um grande número de estrelas do sexo masculino nomeadamente, Trevor Walters, Honey Boy e Wiston Reedy. A tendência também viu o surgimento de muitos grupos de homens como, Tradition, The Investigators e Beshara, grupo de Birmingham que no inicio da década de 80 tinha nos gráficos de reggae o emotivo hit “Men Cry Too”.
A popularidade do Lovers Rock continuou na década de 80, o rótulo “Fashion Label” foi bem sucedido como público do Reino Unido, o rótulo “Revue” teve um grande sucesso em 1986 com Boris Gardiner em “I Wanna Wake Up With You”. Na década de 90, artistas como Mike Anthony, Peter Hunnigale e Donna Marie fizeram sucesso com o gênero. Donna Marie que é a principal voz feminina do gênero britânico por mais de duas décadas, sendo um sucesso mundial na década de 90 com a versão Reggae de “Think Twice”, que alcançou o topo das paradas em alguns países.
(The Story of Lover's Rock foi lançado em 2011)
Em 2011 o Lovers Rock ganhou um filme, “The Story of Lover's Rock”, que conta a história do gênero, a partir de performances, coreografias, entrevistas e material de arquivo, analisando o estilo musical que deu voz as jovens mulheres negras e teve influência em bandas como The Police e UB40, além de revelar inúmeros artistas que fizeram muito sucesso nas ultimas décadas.


Referências:
  • reggaeartigos.wordpress.com/2012/09/20/lovers-rock-historia-do-motown-reggae
  • pt.wikipedia.org/Lovers-rock
  • reggaespotlights.blogspot.com.br/2012/01/lovers-rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário