The Voice Of The People

domingo, 28 de julho de 2013

Alborosie


Alberto D’Ascola é um músico italiano, nascido na Sicília em 1977. É multiinstrumentista, toca guitarra, baixo, bateria e piano. Ele faz parte da elite atual do reggae, diretamente da Sicília para o mundo, Alborosie.
Alborosie começou sua carreira na Itália, lá ele era conhecido principalmente pela música produzida pelo “Reggae National Tickets”, grupo de reggae que ele formou em 1992 aos 15 anos de idade e do qual era líder. A banda rapidamente atingiu sucesso vendendo mais de 200 mil discos. Eles foram a primeira banda italiana a tocar no Sunsplash e Sumfest na Jamaica nos anos noventa.
Depois de sua carreira na Itália, Alborosie terminou a experiência com o grupo e partiu para a Jamaica em 2000, decidindo fazer uma viagem de descoberta das raízes do reggae e da cultura rastafari. Sua amizade com John Baker (ex-produtor de Pm Dawn e membro da Island Records) foi decisiva: ele começou a trabalhar no estúdio “Gee Jam” de Baker no interior da Jamaica e, pouco a pouco, começou a trabalhar como engenheiro de som e produtor de artistas internacionais como Wyclef, Angie Stone e Sisco. Ele também gravou Manu Chao e Nubians durante suas visitas à ilha.
Graças ao seu talento como produtor, ele conseguiu gerenciar o grupo Digicel Rising. Depois dessa experiência, ele rotulou seu primeiro registro em seu próprio selo “Forward Music” em 2004.
Apesar de algumas boas músicas, principalmente “Burnin’ and Lootin” com Ky-mani Marley, ele teria que esperar até 2006 para alcançar o reconhecimento internacional com “Herbalist”, que foi considerada a melhor canção do ano por David Rodigan.
Alborosie torna-se o primeiro artista branco a ser distribuído na Jamaica pela gravadora de Bob Marley, Tuff Gong.
Desde a sua chegada a Jamaica, Alborosie havia conquistado o respeito no círculo musical de Kingston, onde instalou o seu estúdio no bairro popular de Barbican. Ele era conhecido não só pela sua música, mas também pela sua capacidade de produção, trabalhando com grandes artistas locais.
Acima de seu trabalho como produtor em “e.i. XXL Riddin”, com vozes de Gentleman, Sizzla, Luciano, Ky-mani Marley, ele continuou suas próprias gravações, sucessos como “Kingston Town”, “Slam Bam” e “Police”, além de parcerias com U-Roy em “Precious”, Sizzla em “Meditation” e Gentleman em “Celebration”.
Seu primeiro álbum solo, “Soul Pirate”, foi lançado em setembro de 2008 sob o rótulo Forward Recordings. Este primeiro álbum foi precedido por uma edição limitada distribuída durante sua turnê européia. “Soul Pirate” na voz do melhor DJ de reggae do mundo, nas palavras de David Rodigan, com amostras de sua própria música que o tornou famosos no mundo da música reggae.
Em 2009, Alborosie fechou sua própria gravadora para trabalhar com Shang Yeng Clan Studios, que lançou o jovem artista com o single “Mama She Don’t Like You”.
Ainda em 2009, Alborosie voltou para a Itália e Europa apoiado pela “Shengen Clan Band” para apresentar o seu novo álbum, “Escape From Babylon”, apresentando 16 músicas exclusivas com participação de artistas famosos como, Dennis Brown e Gramps Morgan do grupo reggae Morgan Heritage. “Escape From Babylon” foi lançado pelo selo lendário, Greensleeves Records, fundado em Londres em 1975 por Chris Sedgwick e Chris Cracknell. Mais tarde em 2008 foi comprado pela VP Records, que produziu artistas como Shabba Ranks, Sizzla, Dennis Brown, Elephant Man e Vybz Kartel, ao lado de hinos históricos do reggae, como Sean Paul “Get Busy”, Shaggy’s “Oh Carolina” e Bennie Man’s “Who Am I”.
Nos primeiros meses de 2010, Alborosie estava envolvido em uma turnê mundial que incluiu datas no México e na Califórnia. Junto a sua turnê pelos Estados Unidos, Alborosie lançou o álbum “Escape From Babylon To The Kingdom of Zion”, que diferente do álbum anterior, inclui 18 músicas inéditas como, “Boo Blue Movie” e “Stepping Out”, com participação de David Hines (vocalista da banda de reggae Steel Pulse, que ganhou um Grammy em 1986).
Em julho de 2010, Alborosie lançou o álbum “Dub Clash”. Nesse trabalho Alborosie toca a maioria das faixas, bateria, teclados, guitarra e percussão, ao lado de alguns músicos da Shengen Clan. “Dub Clash” é gravado e mixado no Shengen Studio em Kingston, Jamaica, por Alborosie e é o primeiro álbum Dub da Jamaica em um longo período de tempo do autentico “roots springs reverb sound”.
Ainda em julho de 2010, veio o lançamento de uma edição limitada de Alborosie, o álbum “Alborosie, Specialist & Friends”, como o próprio nome já diz o álbum contava com grandes especialistas e amigos da música reggae, em ótimas canções gravadas ao longo da carreira de Alborosie e que agora integravam esse excelente álbum, sendo duplo e contendo 26 faixas. Vai a lista de feras que participam do álbum: Michael Rose, Gentleman, Steel Pulse, I-Eye, Horacy Andy, Luciano, Ky-mani Marley, Gramps Morgan, Zoe, The Tamlins, Spiritual, Sizzla, Ranking Joe, Black Uhuru, Jah Sun, Shabba Ranks, Queen Latifah, Nikki Burt, Jah Cure, Etana, Lady Ann, Busy Signal e Dennis Brown.
Em junho de 2011 veio o lançamento de mais um sucesso, o álbum “2 Times Revolution”, que trazia Alborosie na capa, armado com a sua guitarra em forma de uma arma, “armado com a música”. O álbum conta com a participação de Etana na faixa “You Make Me Feel Good”, com sua bela voz já conhecida de trabalhos anteriores de Alborosie, e ainda Junior Reid participando da música “Respect”. Além das ótimas mensagens de consciência, valor e amor, o álbum tinha uma mescla de sons para todos os gostos, do tradicional reggae roots, passando pelo Hip-Hop, Raggamuffin até o Dancehall.
Seu álbum mais recente é o “Sound the System”, lançado na primeira semana de julho de 2013, e que é um verdadeiro marco. Além de seu talento como cantor e DJ, Alborosie escreve a maior parte de seu próprio material e toca praticamente tudo que ouvimos em seus registros. Ele é o homem da “Renascença” dos tempos modernos – um cidadão global que demonstra o domínio do reggae tradicional, enquanto aponta o caminho a seguir para si e para o gênero.
Ele descreve Sound the System como “um novo capítulo”, e diz que o chamou assim “porque nós estamos lá empurrando a música como sempre. E eu estou dizendo às pessoas que se você ouvir Sound the System, então você vai ouvir uma boa música e aprender a viver bem”.
“Essa música é muito poderosa” – “Ela está dizendo que o Rasta não é um criminoso... Ele está dizendo que a música reggae ainda é profunda, sabe? Eu o escrevi em resposta àqueles que afirmam que o reggae está morrendo. Quero dizer em certo sentido, essa é a verdade, porque o negócio reggae está morrendo, mas não a música em si – que esta apenas mudando”. – Alborosie sobre o novo álbum Sound System.

Alborosie pode não ser jamaicano de nascimento, mas ele ainda promove a música reggae no seu verdadeiro sentido, evocando velhos clássicos, sua música não apenas parece ser grande, mas tem um significado. Com dreadlocks quase tocando o chão, ele é um rastafari orgulhoso, armado com uma filosofia rebelde, ainda há um ar de comemoração para a sua música que é impossível de resistir. Ele insiste em seguir seu próprio caminho e se mantém em evolução, mantendo os instintos guerreiros que se tornaram sua marca registrada.
“É melhor viver como um guerreiro por um dia, do um coelho para a vida”. – “Eu tento me manter forte. Eu cumpro o meu reggae roots e coloco sentimentos reais nele, mas há poucas pessoas que fazem isso hoje. Música reggae tornou-se globalizada, sim, mas as pessoas hoje em dia querem fazê-la. Eles querem se alguém. Eles querem cifrão. Não me entendam mal. Preciso de dinheiro para pagar a minha conta de luz e manter o estúdio, mas eu não faço música por dinheiro e eu não acredito que você pode fazer boa música dessa forma. Você tem que fazer música para seu próprio bem e, eventualmente, o dinheiro virá, sabe? Eu acredito nisso, mas se o dinheiro não vir, bem, então eu vou ser um carpinteiro. Eu vou sobreviver.” – Alborosie.


Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Alborosie

Nenhum comentário:

Postar um comentário