The Voice Of The People

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cultura Profética



Banda originária de Porto Rico, que começou a sua carreira em 1996, desde então tem ganhado destaque com uma carreira internacional crescente. Suas letras são baseadas em questões sócio políticas, ecológicas e românticas.
Conectar-se ao ritmo da terra, sentir e entender que juntos somos uma força, tudo é possível se você tentar”. Com este lema, esse grupo de jovens porto-riquenhos dedicaram suas vidas a fazer música. Universidade ciente dos direitos econômicos, políticos e sociais no país e no mundo, decidindo aumentar o seu voo para a liberdade, da igualdade e da natureza. Suas criações musicais engenhosas são de um valor contemporâneo e universal, sem esquecer a importância da composição espontânea, sentido fresco e muito poético. Superar as barreiras ideológicas que transcende os valores de gerações é um dos méritos da Cultura Profética, caracterizam como uma bandeira de luta e de reafirmação da união que despreza os estereótipos sobre a cor da pele, social, ou de filiações políticas.
Cultura Profética não limita selos ou rígidas classificações musicais. Embora a base musical seja o Reggae Roots, são visíveis as mesclas com outros gêneros como, Jazz, Funk, Salsa, Mento, Ska, Hip Hop, música brasileira e uma inegável fusão de raízes afro caribenhas em geral.

Em busca da perfeição e prova inegável de talento genuíno, Cultura Profética conseguiu alcançar a “Meca” do clássico Reggae Roots e abrir as portas para trabalhar no estúdio “Tuff Gong”, localizado dentro das instalações do “Museu Bob Marley”, em Kingston, Jamaica. Não há dúvida de que esse privilégio foi um voto de confiança do Sr. Errol Brown, que além de trabalhar como engenheiro de som nos projetos da Cultura Profética, foi quem deu a magia por 15 anos para o som ao vivo de Bob Marley.
O resultado dos trabalhos no “Tuff Gong Studios” foi o álbum “Canción de Alerta”, lançado em 1998. O trabalho recebeu um disco de ouro superando as 60.000 cópias em Porto Rico, sendo declarado como o “rótulo surpresa do ano”.
Evolução musical é a chave da segunda criação da Cultura Profética, o álbum “Idéias Nuevas”, lançado em 1999 como produção independente, libertando a criatividade e estimulando o pensamento crítico. Seu público cativo continuou a apoiar sua música, mas também ganhara espaço próximo a um mercado mais exigente: o adulto jovem profissional. Mais uma vez gravado no Tuff Gong Studios em Kingston, Jamaica, esta produção contou com a participação de Guillermo Bonetto da banda “Los Cafres” na música “Suelta Los Amarres”, e Bernard “Satta” Colins na música “So Much Trouble” de Bob Marley. A integração de ritmos como Bossa Nova, Ska, Jazz, Hip Hop e Funk, foi apenas uma parte das mudanças. Com diferentes efeitos eletrônicos e instrumentos como o “Moog” e a “Hohner Clavinet”, usados por Bob Marley em 1970, que deram vida a um sabor único no estilo, que continuava a ser Reggae Roots.

O terceiro álbum da banda foi “Cultura en Vivo”, lançado em 2000, sendo produzido no “Círculo House Studio” em Miami, Flórida e gravado ao vivo no “Anfiteatro Tito Puente” em San Juan, Porto Rico, durante o segundo de três concertos em massa para conduzir a banda em Porto Rico.
Em 2002 veio o álbum “Diario”, em que o baixista e vocalista Willy expressou muitas mensagens de eventos que o levaram a ser muito famoso, o álbum também foi produzido no Tuff Gong Studios.
Em 2005 foi lançado o álbum “MOTA”, o quarto álbum de estúdio da banda. O titulo é uma sigla em espanhol para “Momentos de Ocio en el Templo de el Ajusco” (Ajusco: um vulcão no México), que significa “Momentos de Lazer no Templo de Ajusco”. É uma referência a um bairro de Cidade do México onde a banda viveu durante a turnê de quatro meses no país, o que os inspirou para o material deste álbum. (Mota também é uma gíria para “maconha” em espanhol mexicano)
Em 2007, Cultura Profética lançou um dos seus maiores trabalhos, que ajudou a expandir ainda mais o sucesso da banda, o “Tribute to the Legend: Bob Marley”. O álbum foi gravado no dia 4 de fevereiro de 2006 no “Anfiteatro Tito Puente” em San Juan, Porto Rico, mas só foi lançado em 8 de maio de 2007. A banda sempre foi muito fã do Rei do Reggae, que sempre teve forte influência sobre a Cultura Profética, que já havia gravado versões de músicas de Bob Marley em seus trabalhos anteriores, além de ter gravado a maioria dos seus álbuns no Tuff Gong Studios e tocado em vários tributos a Bob Marley. Mas dessa vez eles queriam gravar e lançar um álbum em homenagem ao Rei do Reggae. Nesse trabalho, o usual cantor Willy Rodríguez passou o vocal para o baterista da banda e vocalista Boris Bilbraut. De acordo com Rodríguez, a voz de Bilbraut está mais próxima da voz de Bob Marley. O resultado foi o sucesso do CD e DVD em “Tributo a Lenda Bob Marley”.

Em 2010 veio o lançamento do quinto álbum de estúdio, “La Dulzura”, com canções mais românticas. O inicio de 2012 vem com o lançamento do DVD “15º Aniversario en el Luna Park”, com o show que a banda havia feito no dia 15 de setembro de 2011 no Estádio Luna Park, em Buenos Aires, Argentina, comemorando os 15 anos de carreira da banda.
Cultura Profética está ciente das realidades sócio-politicas de sua terra natal, Porto Rico e também mundial, decidindo aumentar a sua inspiração para a liberdade, igualdade e amor à natureza, motivando por meio de musicas originais. Armados com sentido poético, suas criações são espontâneas, com valor contemporâneo e universal. Finalmente conseguiu unir um som rico, com ritmo e mensagens que tem sido admiradas não só pelo público em geral, mas por um grande número de artistas, músicos, engenheiros e os mais expoentes nomes do reggae internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário