The Voice Of The People

sábado, 17 de agosto de 2013

Israel Vibration



Formado em 1970 pelos guerreiros Cecil “Skely” Spence, Albert “Apple Gabriel” Craig e Lascelle “Wiss” Bulgin. Guerreiros porque todos venceram as dificuldades da poliomielite quando crianças. E talvez se não fosse por isso nada teria acontecido, não estaríamos aqui falando sobre o Israel Vibration, um dos maiores trios do roots reggae jamaicano de todos os tempos. Eles vieram do gueto de Kingston, e como a maioria das famílias locais, não tinham recursos suficientes para tratamento particular de qualidade, então foram levados ao Centro de Reabilitação Mona, e foi lá que se conheceram. Firmaram laços de amizade e compartilharam afinidades que mais tarde se tornaram os pilares para o grande sucesso e respeito que conquistaram como banda.
Em certo momento foram afastados do centro de reabilitação, devido ao fato de enxergarem além do que lhes era cabido e discordarem de certas condutas internas. Depois de algum tempo distantes, eles se reencontraram para um só objetivo: fazer música.

Começaram a cantar e compor diversas canções de âmbito religioso e filosófico liberário. Eles encontraram o que precisavam na música, que fez com que ganhassem o apoio da comunidade local, proporcionando o encorajamento para seguir em frente com a carreira.
A primeira gravação veio em 1978, que rendeu o álbum “Same Song” pela EMI. Eles eram destaque em festivais locais e se tornaram ídolos de muitos produtores da época, um deles era Dr. Dread, presidente e fundador da Ras Records. A partir daí surgiu uma atenção internacional por eles. Depois de um tempo, a carreira fonográfica de Israel Vibration parecia estar indo por água abaixo, pois assim como muitos artistas jamaicanos, foram induzidos a uma indústria local infestada naquele momento, por práticas de contabilidade questionável, produtores mal intencionados, pirataria musical e a falta de incentivo a excurssões internacionais.
Em 1983, eles se separaram e foram para os Estados Unidos em busca de cuidados médicos adequados e também de projetos individuais. Em 1988, Dr. Dread, que admirava o talento de Israel Vibration e ouvia atentamente as palavras de Marcus Garvey, lhes falou sobre a “unidade e força”, aconselhando que se unissem novamente. Eles aceitaram, e o resto da história faz parte de uma relação que originou o álbum “Strenght of My Life” (1988), e continuou com “Praises” (1990), “Forever” (1991), “Vibes Alive” (1992), “IV” (1993), “On The Rock” (1995), “Free to Move” (1996), e mais alguns álbuns Dub em meio a esses citados.
On The Rock gerou muitos elogios, além do single e vídeo “Rudeboy Shufflin”, que juntamente com o vídeo “Feeling Irie”, foi apresentado em programas de televisão nos Estados unidos e em outros países. On The Rock, seguido de Free to Move, que é outro excelente álbum, foram passos importantes na carreira do Israel Vibration. Que ainda teve o álbum “Live Again!” e o ótimo “Ras Portraits” em 1997, seguidos pelo lançamento de “Pay the Piper” que trazia o vídeo “Hard Road” em 1999, mostrando alguns dos materiais compostos pela dupla Skely e Wiss.
(Wiss e Skelly, atuais integrantes de Israel Vibration)
Em maio de 2000, Israel Vibration lançou um de seus trabalhos mais fortes, o álbum “Jericho”, que tem participação de alguns dos melhores músicos jamaicanos. Ainda em 2000 veio uma compilação do primeiro álbum da banda, The Same Song, originalmente lançado em 1978, que agora era relançado pelo selo “Culture Press”, trazendo as versões autênticas remasterizadas, mais versões Dub de todas as faixas. Sendo ainda mais especial por ter sido o álbum que lançou a banda para o mercado com enorme reconhecimento e admiração, um verdadeiro clássico!
Após o álbum “Dub Combo” em 2001, vieram mais dois álbuns em 2003, “Fighting Soldiers” e “Live & Jammin”, mostrando a força do velho clássico e consagrado Israel Vibration, até chegarmos a “Stamina” em 2007, com novos sucessos como “Herb is the Healing” (um dos meus sons preferidos do reggae em geral), “Natty Dread”, “Back Staba” e a própria canção título “Stamina”. Em 2010, a banda lançou o álbum “Reggae Knights”, até então o seu último lançamento.
Esse ano eles ainda retornam ao Brasil para o República do Reggae que acontece na Bahia no dia 9 de novembro, retornam porque eles já tiveram uma passagem pelo Brasil no primeiro semestre desse ano.

O Israel Vibration procura unir o reggae de raiz tradicional com um som elaborado e mensagens profundamente espirituais. Sempre acompanhados pela banda Roots Radics, tratando a música com muito respeito, fazendo de tudo para compor e executa-las essencialmente com a alma, e essa marca pode ser identificada em suas canções, que os fizeram ganhar reconhecimento, prestígio e muito respeito. Israel vibration é sem dúvida uma das maiores bandas do reggae internacional de todos os tempos, e será mais um clássico que nunca morrerá. Deus abençoe!

Fonte:
www.oficinademacacos.blogspot.com/2009/06/israel-vibration

Nenhum comentário:

Postar um comentário