The Voice Of The People

sábado, 12 de outubro de 2013

Matisyahu

Matthew Paul Miller, conhecido como Matisyahu (cujo sentido é “Dom de Yahu” ou “Dom de Deus” na língua aramaica), nascido na cidade de Westchester, na Pensilvânia, Estados Unidos, em 30 de junho de 1979. Matisyahu é judeu, e de acordo com o calendário judaico ele nasceu no dia 5 de Tamuz de 5740.
Sendo um cantor judeu de reggae, Matisyahu enfatiza nas suas letras os ensinamentos do judaísmo da linha Chabad Lubavitch. Uma das maiores organizações judaicas do mundo, que é também uma das ramificações do hassadismo, um movimento que surgiu no interior do judaísmo ortodoxo que promove a espiritualidade, através da popularização e internalização do misticismo judaico, como um aspecto fundamental da fé judaica. Definindo, o hassadismo é uma união mística com Deus, uma metodologia espiritual que tem como meta libertar o ser humano dos reverses da vida terrena. Seus discípulos pregam que o homem tem o poder de se desligar dos seus bens materiais e de tudo o que está relacionado ao mundo, por meio da prece meditativa, a qual pode conectar o indivíduo a Deus. O movimento Lubavitch é guiado por lideres conhecidos como Rebes, e um de seus membros mais conhecido é o cantor de reggae Matisyahu.
Mas nem sempre foi assim, muitos acontecimentos marcaram a vida de Matisyahu até ele se tornar um dos cantores mais influentes do reggae da atualidade e um líder do judaísmo.
Matthew Miller nasceu e cresceu nas ruas dos estados Unidos como um garoto comum, onde recebeu influencias da cultura musical urbana e aprendeu a fazer rap e reggae. Aos quatorze anos, Matthew adquiriu um estilo de vida hippie, entrou na onda das pessoas “Dead-Head” e cultivou dreadlocks. Ele tocava os seus bongos nos intervalos das aulas e aprendia a fazer “Beat-box” (sons de base do rap somente com a boca) no fundo da sala de aula. No 3° ano do colégio, embora tivesse em uma época em que não tinha nenhuma preocupação, Matisyahu não conseguia ignorar o vazio em sua vida. Depois de quase queimar sua sala de química, sabia que sua missão deveria começar imediatamente. Ele decidiu fazer uma viagem para o colorado. Afastado da sua vida suburbana das planícies brancas, Matisyahu teve a oportunidade de analisar e ter um olhar mais introspectivo sobre si contemplando o ambiente ao seu redor. Estava ele na paisagem impressionante da Montanhas Rochosas (Rocky Mountain), quando teve uma visão a qual atribuiu ser Deus.

Após sua viagem para o Colorado, a sua curiosidade espiritual aumentou e Matisyahu fez sua primeira viagem para Israel. Lá, pela primeira vez em sua vida, sentiu uma conexão a visão de Deus que teve no Colorado. Israel era um ponto de giro principal, Matisyahu aproveitou o tempo que esteve lá, rezando, explorando e dançando em Jerusalém. M cada canto encontrou sua identidade judaica até então inativa em sua mente. Sair de Israel provou ser uma transição difícil. De volta as planícies brancas, Matisyahu não soube manter sua nova conexão com o Judaísmo. Abatido, desanimado saiu do colégio e começou a seguir a banda “Phish” em uma tour nacional. Na estrada, Matisyahu pensou seriamente sobre a sua vida, sua música e na sua sede pelo judaísmo.
Após alguns, esses retornou para casa. Por este tempo seus pais insistiram para que ele se “endireitasse” e fosse para uma escola numa região selvagem de Bond em Oregon. A escola incentivava os exercícios artísticos e Matisyahu tirou vantagem deste momento para aprofundar-se mais em sua música. Ele estudou reggae e hip-hop. Semanalmente ele ia a um “open-mic” onde cantava, fazia seu beat-box e era capaz de fazer quase qualquer coisa para manter e aguçar sua criatividade. Foi aí que começou a desenvolver o seu estilo reggae-hip-hop.

Depois de dois anos lutando, aos dezenove anos Matisyahu vai para Nova York um homem mudado. Mudou-se para a cidade para continuar afiando seu estudo musical e também começou a se interessar por teatro. Durante esse tempo, foi ver o Carlebach Shul, uma sinagoga no lado ocidental, bem conhecida por ser amigável à energia hippie e ao seu canto exuberante. Isso fortaleceu mais sua alma, favorecendo o poder místico da música judaica hassídica. Agora em vez de beat-box no fundo da sala de aula, ele ia para o telhado da escola orar. Religioso ou não, ele não nasceu para ficar na sala de aula.
Ao estudar na nova escola, Matisyahu escreveu uma letra intitulada “Echad” (One). A letra era sobre um menino que se encontrou com um rabino hassídico no “Washington Square Park” em Nova York e através dele se tornou religioso. Logo após ter feito a letra a vida de Matisyahu imitou estranhamente a arte. Encontrou-se com o rabino Lubavitch no parque, iniciou-se aí sua transformação de Matthew para Matisyahu. Ele que já foi céptico da autoridade e das sua regras, começou então a explorar e finalmente adquirir o estilo de vida do hassídico Lubavitch. Prosperou na disciplina e na estrutura do judaísmo, tentando cada vez mais entender a Lei judaica. A filosofia de Chabad Lubavitch provou ser um guia poderoso para Matisyahu. Cercou-o com o dialogo espiritual e o desafio intelectual que tem procurado desde a década passada. O distúrbio e a frustação de sua busca precipitada, e agora, 2 anos mais tarde, Matisyahu vive em Crown Heights, dividindo seu tempo entre os palcos e a Yeshivá, centro de estudos religiosos.
"Seja a luz que o mundo precisa, seja cheio do Espírito Santo". - Matisyahu
Combinar os sons de Bob Marley e Shlomo Carlebach, com toda sua originalidade e interpretação é edificante, uma forte experiência para todos. Mesmo o mais pessimista em seus shows é inspirado por sua habilidade de transmitir de forma honesta sua mensagem, que fala sobre fé e espiritualidade. Sua dedicação é fazer com que sua mensagem ganhe respeito. E naquele momento efêmero quando nosso cepticismo derrete e nossas almas se elevam que Matisyahu entra com seu crescente som da fé. Esse som já soma uma grande discografia, entre álbuns de estúdio, ao vivo, EP’s e DUB’s que são: Shake off  the Dust... Arise! (2004); Live at Stubb’s (2005); Youth (2006); Youth DUB (2006); No Place to Be (2006); Shatted EP (2008); Light (2009); Live at Stubb’s II (2011); Miracle EP (2011); Spark Seeker (2012); Spark Seeker: Acoutic Sessions EP (2013).

Matisyahu faz também participações especiais em músicas de outros artistas, como teve participação especial em duas músicas do álbum “Testify” da banda gospel P.O.D. Ele também canta sempre músicas de Bob Marley em suas apresentações, pois declaradamente o Rei do Reggae é uma das suas influências musicais desde sua adolescência.
Ao invés de abandonar os estilos musicais que gostava na adolescência, Matisyahu começou a usá-los para pregar a sua crença e esperança em Javé. Hoje ele faz Reggae com forte influencia do rap e letras profundamente espirituais. Versos positivistas e esperançosos, como: “eu olho para o céu de onde vem o socorro”. Outras citações ao Torá são comuns em suas letras.

Matisyahu é um músico sensacional, que une melodia do reggae com versos positivos e diretos do rap, que confortam mente e espírito, fazem refletir sobre atitudes e valores pregados atualmente. Preste bastante atenção no conjunto letra-melodia e sinta o poderoso som do rapper-reggaeman Matisyahu.

Fonte:
www.wikipedia.org/Hassidismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário