The Voice Of The People

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

The Gladiators

The Gladiators é uma das bandas mais importantes da cena reggae. Formada em 1968, a banda foi uma das mais populares durante a década de 1970.
Albert Griffiths
Albert Griffiths foi o fundador da banda. Depois de alguns sucessos como “You Are The Girl” em 1966, ele recrutou os seus amigos de infância David Webber e Errol Grandison em 1968, para formar o grupo vocal original The Gladiators. O nome do grupo teria sido sugerido em um ônibus por um companheiro de viagem que tinha acabado de ver o filme “Bem Hur”. O conceito de homens que lutaram por sua liberdade contra a Babilônia imediatamente golpeou Albert e é um atestado da vida difícil e luta na Jamaica, assim como a dele, que nasceu em St. Elizabeth no campo jamaicano e cresceu na pobreza de Trenchtown.
O primeiro sucesso do grupo foi o single “Hello Carol”, em 1968, para o famoso produtor Coxsone Dodd, que dominou as paradas jamaicanas. Pouco tempo depois em 1969, Webber estava doente e deixou a banda, sendo substituído por Clinton Fearon, um dos protegidos de Albert. Da mesma forma Grandison deixou a banda em 1973 para compromissos familiares e foi substituído por Gallimore Sutherland. Agora a banda contava com Albert Griffiths (vocal e guitarra), Clinton Fearon (guitarra e vocal) e Gallimore Sutherland (vocal, baixo e guitarra) e mais os irmãos Alan e Anthony Griffiths.
O líder vocal e formador da banda Albert, revezava nos vocais com Clinton Fearon e Sutherland, demonstrando a grande versatilidade do grupo, essa combinação dinâmica fez do Gladiators uma das bandas mais importantes e respeitadas do reggae.
Gallimore Sutherland e Albert Griffiths
Durante a década de 1970, The Gladiators cortaram diversos recordes para vários produtores. Continuaram a gravar para Dodd, além de gravar diversos singles para Lee “Scratch” Perry e para o Randy’s Studio 17. Entre 1974 e 1976, o grupo começou uma associação longa com Tony Robinson, que liberou seus álbuns no selo Groovemaster da Jamaica, e no selo Virgin do Reino Unido. Por esse selo vieram os seus dois maiores sucessos, o primeiro em 1976, “Trenchtown Mix Up”, que inclui alguns de seus primeiros sucessos, como “Mix Up”, “Bellyfull”, ”Looks Is Deceiving”, além de “Soul Rebel” e “Rude Boy Ska” do The Wailers. O segundo foi “Proverbial Reggae” em 1978, com canções como “Jah Works” e “Dreadlocks The Time Is Now”, ambos os álbuns foram sucessos no Reino Unido e Jamaica.
No começo dos anos 80, o Gladiators entrou para o selo Nighthawk para gravar três álbuns: “Symbol Of Reality”, “Serious Thing” e “Full Time”, e o álbum “Dread Prophesy”, gravado com colaboração de Leonard Dillon. O grupo gravou cinco álbuns no final dos anos 80 e no começo dos anos 90 para o selo Heartbeat.
Clinton Fearon
Clinton Fearon deixou o Gladiators em 1987, após 18 anos de grupo, partindo para carreira solo, a qual segue até hoje. Griffiths e Sutherland continuaram a lançar álbuns em várias gravadoras. No entanto, com o dancehall nos anos 90, um subgênero reggae, tornou-se popular, especialmente entre os jovens na Jamaica, poucos artistas do reggae raiz sobreviveram no país. The Gladiators lançou apenas três álbuns de estúdio durante os anos 90. Eventualmente, com um número crescente de festivais de reggae em todo o mundo, surgiram novos fãs de reggae na Europa, Estados Unidos, África e Ásia. Os Gladiators continuaram com o seu som original, com letras carregadas de crítica social. Grupos e artistas como The Gladiators, Culture, Mighty Diamonds, Bunny Wailer, The Haptones, Burning Spears, tiveram um renascimento e novas bandas de reggae surgiram em todo o mundo.
The Gladiators com Al Griffiths a frente do grupo
Em 2005, The Gladiators lançou o álbum “Fathers And Sons”, considerado como despedida de Albert Griffiths, que sofreu Mal de Parkinson, sendo substituído por seu filho Alan “Al” Griffiths. Al Já fazia algumas participações enquanto o pai ainda estava na ativa, quase que dando a entender que seus dias de líder de uma das bandas mais importantes da história do reggae estavam chegando ao fim. Felizmente a entrada de Al Griffiths nos vocais foi uma agradável surpresa, pois além da semelhança física, sua voz também é muito parecida com a de seu pai, dando ainda mais magia às apresentações.
Com Al Griffiths no controle dos vocais, The Gladiators gravou o álbum “Continuation” em 2009. O álbum é classificado como bom, pois por mais que esteja enraizado na musica reggae “raiz” e uma voz indistinguível a de seu pai, faltava o toque distintivo que Albert Griffiths poderia adicionar a seus passeios musicais. Por outro lado, esse conjunto se beneficiava fortemente do apoio musical ao vivo, que contava com nada menos do que Flabba Holt (baixo), Andrew “Bassie” Campbell (baixo), Gallimore Sutherland (guitarra), Clinton Rufus (guitarra), Venon “Keysie” Sutherland (teclados), Anthony Griffiths (bateria) e Dean Fraser & His Crew (chifre). No geral é um álbum legal para aqueles que seguem The Gladiators ou grupos como eles, com o estilo de som raiz, mas talvez não agrade aqueles que curtem o reggae moderno e seus subgêneros.

Em 2014, The Gladiators decidiu dar um novo começo, e adicionou a banda um jovem e
Drop Lion durante show
promissor cantor chamado Droop Lion, desde então eles tem feito shows com a turnê “Back On Tracks”, que também intitula o novo álbum da banda, que traz alguns dos tradicionais sucessos adicionados a batidas do reggae moderno.
The Gladiators tem uma grande história dentro da música reggae, e isso nem o tempo poderá apagar, pois seus nomes já entraram para a lista dos maiores e lendários da música reggae.



           http://www.surforeggae.com/banda.asp?CodBanda=125

Nenhum comentário:

Postar um comentário