The Voice Of The People

sábado, 18 de outubro de 2014

Mato Seco – A Resistência

Eu já falei diversas vezes sobre essa banda, não só por ser um grande fã, mas por realmente reconhecer o patamar que eles alcançaram nesses últimos anos. A banda Mato Seco evoluiu de tal forma desde o seu inicio, até alcançar o ponto de uma das mais importantes do país, e isso na música reggae é algo muito mais difícil de ser alcançado, pois o reggae é um ritmo ainda muito vetado pela mídia, pelo sistema, mesmo tendo Bob Marley como um dos artistas mais populares do mundo. Pois o reggae retrata tudo o que o sistema traz de mal, buscando despertar o que há de melhor em cada pessoa, libertando-as do consumismo, do ódio, da ganância, do rancor, da violência e de tudo que há de mal no mundo.
A banda Mato Seco consegue retratar tudo isso em suas letras, toda a revolta contra a corrupção do governo e das pessoas, além de trazer letras com mensagens altamente positivas e que busquem libertar os melhores sentimentos que existem nas pessoas, para que vivam sempre em paz e harmonia, não só entre si, mas também com a natureza.
Esse conceito ultrapassado de que o reggae é coisa de maconheiro, ainda atrapalha muito a expansão do ritmo reggae, muitos ainda não se renderam por preconceito ou vergonha do que os outros possam pensar, isso ainda impõe muitas barreiras que só fortalecem a mídia e o sistema que nos domina. Mas graças a Deus existem bandas como a Mato Seco, que são a resistência, e lutam para mostrar as pessoas o lado bom do movimento reggae e todos os benefícios que ele pode nos proporcionar.
A banda Mato Seco não se limita somente ao seu repertório, que é riquíssimo, eles tocam em alto nível sons de grandes lendas da música reggae, principalmente do Rei do Reggae, Bob Marley. Recentemente eles lançaram um especial intitulado “Marley Experience”, que traz grandes canções de Bob Marley conhecidas mundialmente, e mais canções raras, apreciadas por fãs mais adeptos as raízes do reggae, um exemplo é a música “Roots”.
É gratificante ver uma banda brasileira se destacar dessa forma, tocando em altíssimo nível, e mantendo sempre a humildade e sabendo de onde veio. Tenho certeza de que a banda Mato Seco ainda não alcançou patamares mundiais, por essa barreira que é imposta sobre a música reggae, mais isso é questão de tempo, a banda Mato Seco vem conquistando milhares de fãs a cada dia, e uma das grandes armas do sistema que é a internet, também pode ser usada pelo lado do bem, rompendo as barreiras do som, das línguas e diferenças. Como dizia o grande Rei do Reggae: “Meu sentimento com relação a música reggae é que ela vai se tornar cada vez maior e maior e maior e chegar as pessoas certas enquanto se torna maior”. Quer dizer que o reggae vai crescer até atingir as pessoas certas, isso vem acontecendo, o reggae tem crescido cada dia mais, novas bandas tem surgido, além das já consagradas, que fazem shows frequentemente, não só nas capitais do país, mas em cidades mais distantes, levando o reggae cada vez mais longe e recrutando novos adeptos ao ritmo.

A banda Mato Seco contribuiu muito para isso, com a música “Navegantes da Ilusão” em  2003, desde então  não pararam, já são três álbuns com musicas autorais, que retratam a realidade do país e do ser humano, milhares de shows pelo país e milhões de seguidores. A poesia Divina que eles carregam é a melhor arma para vencer o preconceito, o sistema, curar os males do mundo, como eles mesmos dizem: “O grande guerreiro sai da guerra com a sua espada limpa, e a verdade que prevalece é dos dias melhores que virão, renovando a fé e a esperança no coração de todos aqueles que praticam o bem. O Bem sobre todo o Mal.. E Paz e Bem!”.
Eu só posso deixar os meus mais sinceros agradecimentos a essa banda, que faz parte do meu dia a dia, que já embalou trilhas de grandes aventuras e bons momentos em minha vida, me ajudando a superar as dificuldades da rotina, das injustiças, da descrença, com suas mensagens de protesto, respeito, paz, amor, igualdade, liberdade, mensagens do Deus Vivo. Mato Seco é a resistência, Mato Seco é vida! 

By Fayles Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário