The Voice Of The People

sábado, 6 de dezembro de 2014

A Inveja Não Vai Entrar no Céu

A inveja pode envenenar a capacidade de uma pessoa de apreciar as coisas boas da vida.
Pela inveja se corrompe, se mata. Um dos casos mais conhecidos desse mal é a história bíblica dos irmãos Caim e Abel, onde Caim por inveja (ciúmes) de Abel acabou armando contra o irmão e o matou. Diante disso podemos ver como a inveja é repudiável, maligna. Esse mal que atravessou os milhares de anos desde a história dos filhos de Adão, Caim e Abel, até hoje persiste na mente de muitas pessoas, que muitas vezes nem percebem que estão alimentando esse mal. Ainda mais nesse mundo em que a pessoa é o que tem, onde um quer ser ou ter mais que o outro, e o SER passa despercebido.

EVITE A INVEJA – Revista Despertai! – Novembro de 2014 (pág. 5-6)

A inveja é definida como “desgosto e ódio provocado pelo sucesso ou pelas posses de outra pessoa” e “desejo intenso de possuir os bens de alguém ou de usufruir sua felicidade”. Assim como um tumor maligno, a inveja pode crescer a ponto de dominar a vida de uma pessoa e de acabar com a felicidade dela. O que leva alguém a ter inveja? Como você pode saber se tem essa característica? O que fazer para combatê-la?
A Enciclopédia de Psicologia Social (em inglês) observa que as pessoas costumam invejar as que têm uma situação parecida com a delas, como as que têm a mesma idade, experiência de vida ou cultura. Um vendedor, por exemplo, talvez não sinta inveja de um ator de cinema famoso, mas sim de outro vendedor mai bem-sucedido que ele.
Para ilustrar: alguns oficiais da corte da antiga Pérsia tinham inveja, não do rei, mas de outro oficial da corte, o sábio Daniel. Esses homens estavam tão infelizes com a presença de Daniel que chegaram a tramar a morte dele. Mas essa trama falhou. (Daniel 6: 1-24) A enciclopédia já mencionada diz: “É importante reconhecer a natureza hostil da inveja, pois isso explica por que a inveja está relacionada a tantos casos históricos de agressão.

Um notável caso histórico envolveu Jesus Cristo. Marcos 15: 10 relata que, “por inveja”, os principais sacerdotes entregaram Jesus para ser executado.

Como você pode saber se tem inveja? Pergunte-se: “Quando um dos meus colegas é bem-sucedido em alguma coisa, fico feliz ou frustrado? Se meu irmão, um colega da escola talentoso ou um colega de trabalho não se sai bem em algo, lamento ou comemoro?”. Se você respondeu “fico frustrado” e “comemoro”, é bem provável que esteja alimentando a inveja. (Gênesis 26: 12-14) De acordo com a Enciclopédia de Psicologia Social, “a inveja pode envenenar a capacidade de uma pessoa apreciar as boas coisas da vida e apagar o sentimento de gratidão por tudo de bom que acontece... Atitudes assim dificilmente contribuem para a felicidade”.
Você pode combater a inveja por cultivar genuína humildade e modéstia. Isso vai ajudá-lo a apreciar e valorizar as habilidades e qualidades de outros. A Bíblia diz: ‘Não faça nada por briga ou por egotismo, mas, com humildade mental, considere os outros superiores’. – Filipenses 2: 3.

“Não fiquemos egotistas, atiçando competição entre uns e outros, invejando-nos uns aos outros.” – Gálatas 5:26.

Quantas vezes já presenciamos ou vivemos casos onde alguém conquista algo e outra pessoa diz “foi sorte”, “como será que ele conseguiu isso?”, inúmeras vezes. Deveríamos ficar felizes pelas conquistas do próximo, parabenizá-los, e não achar meios de diminuir a sua vitória ou ficar se perguntando por que ele conseguiu e nós não. Isso é típico de inveja, que alimenta coisas ruins e nos diminui. Casos de violência são piores ainda, onde por inveja de outra pessoa que tem popularidade ou conquistas maiores, a pessoa a insulta com palavras ou cria uma forma para poder agredi-la. A inveja tem inúmeras formas de se mostrar e todas elas são inaceitáveis, repudiáveis, só trazem ódio, tiram o prazer de viver, e pode sim matar.
Não só estudos, mas experiências de vida comprovam que dar-se bem e querer o bem dos outros, contribui para a satisfação pessoal, para o ambiente em que se vive, para a saúde física. “A pessoa precisa amar e ser amada para ser realmente feliz”. – “Se eu... não tiver amor, nada sou”, disse um escritor bíblico. – Coríntios 13:2.
Todos nós temos a capacidade de cultivar o bem e o amor. Ao primeiro sinal de inveja ou ódio, expulse esses males de sua vida, e logo viverá uma vida verdadeira.

“Revesti-vos de amor, pois é o perfeito vinculo de união.” – Colossenses 3:14.

Texto baseado no artigo EVITE A INVEJA, da revista DESPERTAI! Edição de novembro de 2014. Inspirado pela música “Inveja” da banda RAÍZES QUE TOCAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário