The Voice Of The People

sábado, 20 de dezembro de 2014

O Poder do Perdão

Por que é tão difícil perdoar? Temos um obstáculo chamado orgulho que nos prende de tal forma, que não conseguimos enxergar como grandioso é o valor do perdão. Deixamos o nosso ego falar mais alto, achamos que é uma fraqueza perdoar ou pedir perdão. Mas digo a vocês que perdoar é grandioso, é valioso, é de Deus.
Quem ama perdoa, e isso mostra o quanto Deus nos ama, pois entregou o seu único filho à morte para que fossemos perdoados e salvos.

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

“Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.” (Romanos 5:8).

Jesus Cristo foi, ou melhor, é perfeito. Ele foi capaz de perdoar aquele que o trairia, Ele acolheu abraçou e alimentou aquele que o decepcionaria ao máximo e o entregaria para a morte. Foi o que Judas fez, Jesus sabia o que aconteceria naquela noite, mas durante a ceia Jesus o alimentou assim como fez com os outros discípulos, o tratou da mesma forma. Que ser humano seria capaz de agir dessa forma sabendo de uma traição que sofreria ou sofreu de alguém. Pelo contrário, nós seríamos duros, sectários, brigaríamos ou seríamos capazes de atitudes ainda piores. Mas Jesus desenvolveu os princípios da resiliência, do alto-controle, do amor. Ele foi capaz de acolher todos aqueles que eram rejeitados, mal vistos ou vestidos, considerados inválidos para a sociedade. Assim como rejeitamos muitos pela aparência ou situação hoje em dia, não é verdade?
Como esquecer ainda daquele homem que foi crucificado ao lado de Jesus Cristo, um criminoso que pediu para que Jesus se lembrasse dele quando viesse como Rei; e Jesus afirmou: “hoje ainda você estará comigo no paraíso”. Jesus abraçou todos aqueles que o mundo rejeita e nos libertou dos nossos pecados, e nós não conseguimos perdoar aqueles que vivem ao nosso redor, será que estamos agindo certo ou somos dignos de perdão?

“Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultavam Jesus, dizendo:
- Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também!
Porém o outro o repreendeu dizendo:
- Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau.
Então disse:
- Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!
Jesus Respondeu:
- Eu afirmo a você que isso é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.” (Lucas 23: 39-43).

Ninguém é tão perfeito ou chega perto de ser 1% do que Jesus Cristo é, então porque insistimos em alimentar esse orgulho que só nos afasta das pessoas e das coisas boas que poderíamos estar vivendo se perdoássemos o próximo.
Pais brigam com filhos, irmãos brigam entre si, famílias se dividem, amigos ficam anos sem se falar, e por aí vai. Às vezes por motivos pequenos, que não vale a pena levar adiante. Um perdão mudaria essas situações, mas aí entra o motivo de orgulho, que impede dias, semanas e até anos de convivência. Perdem-se grandes momentos, grandes histórias, pior ainda é quando uma das partes se vai, aí perde-se muito mais e fica algo chamado remorso. O orgulho não nos leva a lugar algum.
Devemos desenvolver os princípios do perdão, deixando a raiva e o orgulho de lado, assim possibilitamos o que é bom se aproximar, assim estaremos mais próximos de quem amamos, estaremos mais próximos de Deus.

“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.” (Efésios 4: 31-32).

Quando você perdoa ou pede perdão, você se liberta e dá liberdade, o perdão é uma forma de amar e ser amado. Quando perdoar, esqueça tudo que ficou para trás, tudo tem que ser esquecido de verdade, a história que o separou de alguém já não deve mais ser lembrada, para que não venha a estragar novamente essa relação, o perdão tem que ser verdadeiro e por completo, o perdão tem que vir do coração.

“Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade.” (Provérbios 17:9).

“Lembrem das palavras do Senhor Jesus: É mais feliz quem dá do que quem recebe.” (Atos 20:35).

Diante da palavra de Deus e dos atos do Nosso Senhor Jesus Cristo, não existe motivos para continuarmos afastados de outras pessoas, seja qual for o motivo. Perdoar mostra que todos somos passíveis de erro e que podemos consertá-los, mostra a nossa humanidade e que somos seres imperfeitos; perdoar também mostra que temos amor pelo próximo, por nós mesmos e principalmente por Deus. A Palavra deve se tornar ação em nossas vidas, a Palavra torna a nossa vida melhor e de todas aquelas que vivem ao nosso redor. A Palavra é Amor, a Palavra é vida! Amém!

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz o que é errado, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que agora vemos é como uma imagem imperfeita no espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.” ( 1 Coríntios 13: 4-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário